Você cria a ilusão de um objeto, criatura ou outro fenômeno visível no alcance da magia, ativada por um gatilho específico. A ilusão permanece imperceptível até o gatilho ocorrer. Ela não pode ser maior que um Cubo de 9 metros de lado. Ao conjurar a magia, você define o comportamento da ilusão e os sons que ela emite, com duração máxima de 5 minutos.
Quando o gatilho especificado ocorre, a ilusão aparece e age conforme você a descreveu. Após a conclusão, ela desaparece e permanece inativa por 10 minutos, podendo ser ativada novamente depois desse período.
O gatilho pode ser tão geral ou detalhado quanto você desejar, mas deve se basear em fenômenos visuais ou audíveis que ocorram a até 9 metros da área. Por exemplo, você pode criar uma ilusão de si mesmo que aparece para alertar aqueles que tentarem abrir uma porta com armadilha.
Interação física com a imagem revela sua natureza ilusória, já que objetos podem atravessá-la. Uma criatura que executa a ação Analisar para examinar a imagem pode determinar que se trata de uma ilusão com um teste bem-sucedido de Inteligência (Investigação) contra a CD para evitar sua magia. Se uma criatura perceber a ilusão, ela pode ver através da imagem, e qualquer som que a ilusão emita parece vago para essa criatura.