O Compêndio do Sage Advice reúne perguntas e respostas sobre as regras de Dungeons & Dragons (quinta edição). O número da versão do documento é alterado sempre que são feitas adições ou revisões substanciais ao texto. Abaixo está o texto e em breve teremos uma versão em PDF. Sempre estaremos atualizando.
Material Traduzido sob Fan Content Policy
A tradução do Sage Advice Compendium 2024, publicada originalmente em 30 de abril de 2025 no site oficial D&D Beyond, é um conteúdo estritamente não oficial, produzido de forma independente sob a Política de Conteúdo de Fã da Wizards of the Coast.
Este material não é licenciado, endossado nem aprovado pela Wizards of the Coast e não representa qualquer vínculo contratual ou comercial com a empresa, seus licenciados ou representantes.
A tradução foi feita com fins exclusivamente informativos, educativos e não comerciais, respeitando as seguintes condições obrigatórias:
- É distribuída de forma totalmente gratuita, sem cobrança, paywall, venda ou campanha de arrecadação vinculada;
- O conteúdo serve apenas como material de apoio, referência informal ou exemplo de estudo de tradução;
- A Wizards of the Coast mantém todos os direitos autorais sobre o material original e pode, a qualquer momento, usar, modificar ou solicitar a remoção desta adaptação, conforme os Termos de Uso Gerais.
Para garantir conformidade com as boas práticas de produção de conteúdo de fã, a equipe do Artifício RPG também recomenda a leitura do Guia de Direitos Autorais de RPG, que explica em detalhes os limites legais e éticos de projetos como este.
Nota Editorial da Tradução – Artifício RPG
Esta tradução do Sage Advice Compendium 2024, publicado em 30 de abril de 2025 no D&D Beyond, foi conduzida com base em um processo editorial rigoroso, seguindo:
- As diretrizes de localização praticadas por editoras oficialmente licenciadas pela Wizards of the Coast, sob coordenação da GaleForce Nine, conforme comunicados e contratos de tradução internacional estabelecidos desde 2017;
- As normas gramaticais, ortográficas e estilísticas da Academia Brasileira de Letras, conforme o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa vigente;
- As práticas de clareza, consistência e estrutura de publicação recomendadas pelo Manual de Estilo de Chicago (The Chicago Manual of Style), aplicadas à formatação e padronização de conteúdo.
Sobre os Padrões
Para entender em detalhes como essas práticas são aplicadas — incluindo glossário, padronização de frases, ordem alfabética, tradução vs. localização, e exemplos reais com verbos e contextos mecânicos — consulte nosso guia completo sobre pré-projeto de tradução de RPG, disponível gratuitamente em: Guia: Como Fazer um Pré-Projeto de Tradução de RPG
Este documento integra a série formativa do Artifício RPG, voltada ao apoio de tradutores, editores e criadores independentes na produção de material coeso, claro e juridicamente seguro — respeitando tanto a legislação brasileira quanto os termos de uso e licenciamento abertos definidos pela Wizards of the Coast.
Nosso objetivo é fornecer uma tradução precisa, clara e padronizada, respeitando o conteúdo original e promovendo o acesso gratuito e confiável ao material oficial de Dungeons & Dragons para falantes de língua portuguesa.
Créditos
Tradução Paulo “Faren” Lima
Outros Guias de D&D 2024
- Detectar Pensamentos em D&D 204: Uma Magia Subestimada
- Guia Completo de Deslocamento, Movimento e Imobilização
- Como Funciona Phantasmal Force (Força Espectral)
- Guia Completo de Foco Arcano e de Conjuração
- Como Interpretar um Paladino em D&D sem Ser Chato: Dicas e Exemplos
- Guia Completo para Bardo no D&D 2024
Referências das Regras
A quinta edição de D&D possui três livros de regras básicas e o SRD.
Errata
Erratas foram emitidas para certos livros da quinta edição e estão disponíveis no seguinte local: Sage Advice & Errata.
Decisões Oficiais
As decisões oficiais sobre como interpretar as regras são feitas aqui, no Compêndio do Sage Advice, ou “Compêndio do Conselho dos Sábios”. O Mestre julga o jogo e determina se utilizará uma decisão oficial durante a sessão. O Mestre sempre tem a palavra final em questões de regras.
As declarações públicas da equipe de D&D ou de qualquer outra pessoa da Wizards of the Coast não são decisões oficiais; são conselhos.
Respostas Compiladas
As respostas do Sage Advice que são relevantes para a edição atual das regras estão compiladas aqui.
O Papel das Regras
Por que existe o Compêndio do Sage Advice se o Mestre pode simplesmente tomar uma decisão?
As regras são uma parte fundamental do que torna D&D um jogo, em vez de simplesmente contar histórias improvisadas. As regras do jogo são destinadas a ajudar a organizar, e até mesmo inspirar, a ação de uma campanha de D&D. As regras são uma ferramenta, e queremos que nossas ferramentas sejam as mais eficazes possíveis. Por melhores que essas ferramentas sejam, elas precisam de um grupo de jogadores para trazê-las à vida e um Mestre para orientar seu uso.
O Mestre é fundamental. Muitas coisas inesperadas podem ocorrer durante uma campanha de D&D, e nenhum conjunto de regras poderia contemplar razoavelmente todas as eventualidades. Se tentasse, o jogo se tornaria pesado. Outra opção seria restringir severamente o que os personagens podem fazer, o que seria contrário ao caráter aberto de D&D. A direção que tomamos na quinta edição foi estabelecer uma base de regras sobre a qual um Mestre poderia se basear, e celebramos o Mestre como a ponte entre as coisas que as regras abordam e as coisas que não abordam.
Em uma sessão típica de D&D, o Mestre toma inúmeras decisões relacionadas às regras — algumas quase imperceptíveis, outras bastante evidentes. Os jogadores também interpretam as regras e o grupo inteiro mantém o jogo em andamento. Há momentos, porém, que a intenção de uma regra não é clara ou quando parece contradizer outra.
É nessas situações que entra o Sage Advice. Não substitui a decisão de um Mestre. Assim como as próprias regras, esta FAQ serve para oferecer tanto aos Mestres quanto aos jogadores ferramentas para ajustarem o jogo conforme suas preferências.
Frequentemente abordamos questões de regras sob uma ou mais das três perspectivas a seguir.
RAW
“Rules as Written” — ou “regras como escritas”. Quando analisamos uma regra sob a ótica do RAW, estamos examinando exatamente o que o texto diz em seu contexto, sem considerar a intenção dos designers. O texto precisa se sustentar por conta própria.
Sempre começamos por essa perspectiva ao considerar uma regra; é importante para nós enxergar o que você vê, não o que gostaríamos de ter publicado ou achamos que publicamos.
RAI
Alguns de vocês se interessam especialmente em entender a intenção por trás de uma regra. É aí que entra o RAI: “Rules as Intended”, ou “regras como pretendidas”. Essa abordagem trata da intenção que os designers queriam dizer quando escreviam algo. Em um mundo ideal, RAW e RAI estariam perfeitamente alinhados, mas às vezes as palavras na página não conseguem comunicar a intenção dos autores. Ou talvez funcione bem para um grupo de jogadores, mas não para outro.
Quando escrevemos sobre a interpretação RAI de uma regra, abrimos a cortina e mostramos o que a equipe de D&D quis dizer ao escrever essa regra.
RAF
Independentemente do que está escrito ou do que os designers tinham em mente, D&D deve ser divertido, e o Mestre é o responsável por cada sessão. Os melhores Mestres moldam o jogo em tempo real para proporcionar a maior satisfação possível aos seus jogadores. Esses Mestres buscam o RAF: “Rules as Fun”, ou “regras como diversão”. Esperamos que Mestres se afastem das regras ao conduzirem uma campanha, sempre que isso for necessário para buscar a maior felicidade para um determinado grupo de jogadores.
Recomendamos uma combinação de RAW, RAI e RAF!
Testes de Atributo
Jogadas de ataque e salvaguardas são basicamente testes de atributos especializados?
Não são. Testes de atributo, jogadas de ataque e salvaguardas são tipos diferentes de Testes de D20 que podem ser realizados durante uma sessão de D&D. Como tal, todos os três compartilham certas semelhanças: jogar um d20, serem afetados por Vantagem e Desvantagem, adicionar modificadores e comparar o total com um número alvo. Mas testes de atributo, jogadas de ataque e salvaguardas são distintos um do outro. Se algo no jogo afeta um deles, como a magia Orientação, os outros dois não são afetados, a menos que as regras o digam isso expressamente. Uma regra que afeta Testes de D20 afeta os três.
É possível obter um Acerto Crítico em um teste de atributo?
Testes de atributo não obtêm Acertos Críticos. Jogadas de ataque sim.
Um 1 em um teste de atributo é uma falha automática?
Obter um 1 em um teste de atributo ou uma salvaguarda não é uma falha automática. Um 1 é uma falha automática em uma jogada de ataque.
Aventurando-se
Se estou escondido e uma criatura com Visão às Cegas ou Visão Verdadeira me vê, ainda estou escondido?
Não. Estar escondido é um estado de jogo que lhe concede a condição Invisível. Se uma criatura encontra você, você deixa de estar escondido e perde essa condição, conforme explicado na ação Esconder (consulte o apêndice C do Livro do Jogador).
A condição Atordoado não o impede de mover-se. Essa mudança foi intencional?
Sim. Aumentamos intencionalmente as diferenças entre as condições Atordoado e Paralisado, sendo que agora a condição Atordoado permite que você se mova.
Todo tipo de Escuridão mágica bloqueia a Visão no Escuro?
Escuridão mágica bloqueia Visão no Escuro somente se o texto da regra daquele texto específico de Escuridão disser que sim. Por exemplo, a magia Escuridão especifica que a Visão no Escuro não pode atravessá-la. Essa obstrução é uma característica da magia, não uma característica da Escuridão mágica em geral.
Existe um limite fixo de quantos Descansos Curtos os personagens podem completar em um dia, ou isso é totalmente decidido pelo Mestre?
O único limite para o número de Descanso Curto que você pode completar é o número de horas em um dia. Na prática, você também é limitado por pressões de tempo na narrativa e por inimigos interrompendo.
Espaços extradimensionais, como um semiplano ou o espaço criado por Corda Extradimensional, são considerados como estando em um plano de existência diferente?
Um espaço extradimensional (também conhecido como espaço extraplanar) está fora de outros planos. Portanto, se você está no Plano Material e seu inimigo está em um espaço extradimensional, vocês dois não estão no mesmo plano de existência. (Veja o capítulo 6 do Livro do Mestre.)
Como posso saber se algo no jogo é mágico?
O texto da regra afirma explicitamente se um efeito é mágico. Os efeitos criados por magias e itens mágicos são sempre mágicos. Veja “Efeito Mágico” no apêndice C do Livro do Jogador.
Qual é um exemplo de um efeito que pode reduzir a exaustão?
A magia Restauração Maior pode reduzir Exaustão.
O que acontece após o nível 20? Existe um limite para os níveis de personagem?
O nível mais alto que um personagem pode alcançar é o nível 20. A barra lateral “Talentos Adicionais no Nível 20” no capítulo 2 do Livro do Jogador fornece algumas ideias de como os Mestres podem usar talentos como uma forma de progressão para personagens de nível 20.
A condição Amedrontado diz “enquanto a fonte do medo estiver dentro da linha de visão”. Isso significa que você tem Desvantagem em jogadas de ataque e testes de atributo, mesmo que a fonte seja imperceptível, mas haja linha clara até o espaço que ela ocupa?
Não. Se você não pode ver algo, aquilo não está dentro da sua linha de visão. A propósito, o jogo usa o sentido em inglês da expressão “linha de visão”, ou “à sua vista”, que não tem um significado especial nas regras.
Combate
Posso adiar meu turno e agir mais tarde na rodada?
Não. Quando chega seu turno, você realiza algo ou não. Se você quiser esperar para agir em resposta a algo, execute a ação Preparar. (Veja o apêndice C do Livro do Jogador.)
Eu tenho uma ação preparada. Posso realizar um Ataque de Oportunidade mesmo assim? Ou a ação Preparar exige uma rodada completa?
Pense na ação Preparar como uma ação preparatória e não como um compromisso. Ao executar a ação Preparar, você concede ao seu personagem acesso a uma Reação feita sob medida para usar em uma determinada circunstância. No entanto, você não é obrigado a executar essa Reação preparada. À medida que o combate avança, você pode decidir executar esta Reação preparada — ou, se os planos mudarem, executar qualquer outra Reação à qual possa ter acesso, como um Ataque de Oportunidade.
Mas lembre-se de que você tem somente uma Reação. Realizar um Ataque de Oportunidade significa que não poderá executar aquela Reação preparada, então escolha com cuidado qual Reação deseja executar.
Uma Ação Bônus pode ser usada como uma ação “comum” ou vice-versa? Por exemplo, um Bardo pode executar uma Ação Bônus para conceder um dado de Inspiração de Bardo e uma ação para conjurar Palavra Curativa?
Não. Ações e Ações Bônus não podem ser trocadas. No exemplo, o Bardo poderia usar Inspiração de Bardo ou Palavra Curativa em um turno, não ambos.
Uma criatura voadora sem o traço pairar pode permanecer parada no ar ou precisa se mover a cada rodada?
Uma criatura voadora que não possui o traço pairar pode permanecer no ar sem se mover a cada rodada.
Posso me mover pelo espaço de um inimigo que tem a condição Caído?
Você pode se mover através do espaço de um inimigo somente se esse inimigo (A) tiver a condição Incapacitado, (B) for uma criatura Minúscula ou (C) tiver pelo menos duas categorias de tamanho a mais ou a menos que você. A condição Caído não anula essa regra.
O ritmo de viagem se aplica ao movimento em combate ou apenas ao deslocamento fora de combate?
A regra de ritmo de viagem não se aplica em combate.
Se eu possuir uma característica como Ação Ardilosa ou Passo do Vento, posso executar a ação Correr mais de uma vez no meu turno?
Se você puder executar a ação Correr como uma Ação Bônus, nada nas regras impede que execute a ação Correr também com sua ação normal. O mesmo princípio se aplica ao usar uma característica como Surto de Ação; você pode usar ambas as ações para executar a ação Correr.
Meu Ladino/Mago pode executar uma Ação Bônus para Correr com Ação Ardilosa, e ainda conjurar Retirada Acelerada em mim mesmo para obter uma Ação Bônus para Correr. Recebo duas Ações de Bônus para Correr?
Não. Você pode executar apenas uma Ação Bônus no seu turno. Se você tiver duas ou mais maneiras de usar uma Ação Bônus, você deve escolher qual delas (se houver) deseja usar no seu turno.
Se eu executar a ação Ajudar para distrair um inimigo, preciso ficar a até 1,5 metro dele para a ação permanecer ativa?
Não, você pode executar a ação e depois se afastar. A ação em si é o que concede Vantagem ao seu aliado, não o fato de permanecer ao lado do inimigo.
Se estou escondido e deixo de estar escondido ao disparar uma flecha contra um alvo, me esconder novamente requer uma ação?
Sem uma habilidade especial, esconder-se em combate exige executar a ação Esconder.
Se eu executar a ação Preparar para causar dano a alguém que está se movendo, isso impede o alvo de continuar movendo-se?
Causar dano a um alvo em movimento não interrompe o movimento dele, a menos que o dano seja acompanhado por uma habilidade que interrompa o movimento. Coisas como o talento Sentinela concedem esse tipo de habilidade. Reduzir uma criatura em movimento a 0 Pontos de Vida também costuma ser um método eficaz para encerrar e interromper o movimento dela!
Posso executar a ação Preparar para executar a ação Atacar no turno de outra criatura e, em seguida, combinar isso com o talento Agressor com ela?
Não. Ao executar a ação Preparar, você pode ou se mover até seu Deslocamento total ou executar a ação definida como sua Reação. O benefício Ataque em Investida do talento Agressor depende de se mover e executar a ação Atacar no mesmo turno.
Ao preparar uma magia ou outra ação, o alvo precisa estar ao alcance?
Para que a ação Preparar funcione, o alvo precisa estar no alcance da magia no momento em que a ação é ativada como uma Reação, e não apenas quando ela foi preparada.
Como funciona a preparação de uma magia? Perco meu espaço de magia se o gatilho não ocorrer?
Ao executar a ação Preparar para preparar uma magia, você gasta imediatamente todos os recursos exigidos para conjurá-la, incluindo qualquer espaço de magia. Você não recupera esses recursos de volta se o gatilho nunca ocorrer. Veja o apêndice C do Livro do Jogador.
Uma ação preparada pode ocorrer durante a ação de um inimigo que a aciona, como entre seu primeiro e segundo ataques ao usar Ataques Múltiplos?
Uma ação preparada ocorre imediatamente após o gatilho. Se você definiu o gatilho como um ataque, sua ação acontece após esse ataque definido como gatilho.
Como funciona uma arma com a propriedade Extensão com Ataque de Oportunidade?
Um Ataque de Oportunidade é acionado quando uma criatura à sua vista se move para fora do seu alcance. Se você deseja realizar um Ataque de Oportunidade com uma arma com a propriedade Extensão, como uma Alabarda ou uma Glaive, você pode realizar o Ataque de Oportunidade quando uma criatura sair do alcance que você tem com essa arma. Por exemplo, se você estiver empunhando uma Alabarda, uma criatura que está bem ao seu lado pode se mover 1,5 metro de distância sem acionar um Ataque de Oportunidade. Se essa criatura tentar se mover mais 1,5 metro — saindo do seu alcance de 3 metros — a criatura então aciona um Ataque de Oportunidade.
Uma criatura com a condição Cego pode realizar um Ataque de Oportunidade?
Um Ataque de Oportunidade é acionado quando uma criatura à sua vista sai do seu alcance. Caso não veja um inimigo, você não pode realizar um Ataque de Oportunidade contra ele. Criaturas com Visão às Cegas são uma exceção a essa regra, pois essa habilidade permite que essas criaturas “vejam” em um determinado raio.
Um Ataque de Oportunidade pode ser realizado para empurrar ou imobilizar?
Sim. Ao realizar um Ataque de Oportunidade, você pode optar por realizar um Ataque Desarmado. Nesse caso, ainda pode escolher aplicar as opções Empurrar ou Imobilizar associadas ao Ataque Desarmado.
Se uma criatura está com a condição Imobilizado, ela ainda pode atacar e usar suas habilidades especiais?
A condição Imobilizado impede o movimento da criatura, não ataques, conjuração e afins. No entanto, muitas habilidades de combate, como o ataque dos Tentáculos de um Polvo Gigante, impõem efeitos adicionais, como a condição Contido, que impõe restrições mais severas.
Empurrar ou Imobilizar aciona a manobra Contra-ataque de um Guerreiro Mestre da Batalha?
Não. Muitos efeitos de jogo detalham serem acionados quando você acerta ou erra uma jogada de ataque. No entanto, as opções Empurrar e Imobilizar de um Ataque Desarmado não envolvem jogadas de ataque — são resolvidas por testes de atributo.
No entanto, muitos monstros possuem ataques especiais que podem empurrar ou imobilizar uma criatura como parte do efeito em caso de acerto. Se um desses ataques errar uma jogada de ataque contra um Guerreiro Mestre da Batalha, este poderá usar a manobra Contra-ataque.
Digamos que se eu imobilizar você, em seguida, adquiro a condição Caído, ambos estaremos Caídos ao mesmo tempo?
Não. Uma criatura que você está imobilizando não tem automaticamente a condição Caído apenas porque você está Caído. Nesse caso, você continua segurando a criatura enquanto ela permanece com a condição Caído, e você também está Caído, mas as duas condições são independentes.
Um alvo à distância envolvido em combate corpo a corpo — esse alvo recebe algum tipo de cobertura ou eu tenho Desvantagem?
Se houver outra criatura entre você e o alvo, ele recebe Meia Cobertura.
Dano pode ser reduzido a 0 por Resistência ou outra forma de redução de dano?
Sim, é possível reduzir o dano a 0, mas nunca abaixo disso.
Um dragão usa Ataque de Sopro contra mim. Sou bem-sucedido na salvaguarda e tenho Resistência ao tipo de dano. Sofro somente um quarto do dano?
Sim, porque a Resistência é aplicada após todos os outros ajustes gerais de dano. Se você for bem-sucedido em uma salvaguarda e ainda sofrer dano, esse dano é então reduzido novamente pela Resistência ao tipo de dano.
A intenção é que somente ataques com armas corpo a corpo podem nocautear um inimigo com a condição Inconsciente, ou essa possibilidade também se estende a ataques mágicos corpo a corpo?
Se você reduzir uma criatura a 0 Pontos de Vida com um ataque corpo a corpo, você pode nocautear a criatura deixando-a com a condição Inconsciente. Esse ataque corpo a corpo não se restringe a armas. Até mesmo um ataque mágico corpo a corpo pode ser usado para nocautear uma criatura.
Um personagem que não é Guerreiro Mestre da Batalha pode tentar desarmar alguém?
A manobra de ataque Desarme foi projetada especificamente para o Guerreiro Mestre da Batalha, mas qualquer personagem pode tentar desarmar um inimigo. Fora da manobra, essa tentativa é considerada uma ação improvisada, não descrita pelas regras padrão, e cabe ao Mestre determinar sua viabilidade e resolução.
Posso realizar um ataque com uma arma Leve, depois sacar uma segunda arma com a outra mão e realizar o ataque adicional concedido pela propriedade Leve?
Sim. O único requisito para o ataque adicional da propriedade Leve é que seja realizado com uma arma Leve diferente.
Multiclasse
Um aumento temporário de atributo cumpre o pré-requisito multiclasse ou o valor base do atributo precisa atender ao requisito?
Seu valor base, não temporário, deve atender a um pré-requisito de multiclasse.
Ao montar um personagem multiclasse, eu recebo os truques de todas as suas classes?
Se qualquer uma das suas classes conceder truques, você recebe todos os truques delas.
Eu adquiro proficiência em mais salvaguardas ao montar um personagem multiclasse?
Ao alcançar um nível em uma nova classe por meio de multiclasse, você obtém somente as características listadas na seção “Como um Personagem Multiclasse” na introdução da classe. Isso não inclui salvaguardas.
No entanto, se uma classe concede proficiências adicionais ou treinamentos como parte de uma de suas características, você também os adquire, independentemente de a classe ser a sua primeira. Por exemplo, ao adquirir um nível em Clérigo e escolher a opção Protetor da característica Ordem Divina, você adquire proficiência com armas Marciais e treinamento com armadura Pesada, e se você for um Vigilante das Sombras e adquire a característica Mente de Ferro, você obtém proficiência com salvaguardas de Sabedoria — mesmo que Clérigo ou Guardião, respectivamente, não sejam sua primeira classe.
Um Bárbaro/Guerreiro (Mestre de Batalha) pode usar Manobras de Batalha enquanto está em Fúria?
Nada na característica Fúria do Bárbaro impede o uso de manobras.
Um Ladino/Monge pode usar Ataque Furtivo com Ataques Desarmados?
A característica Ataque Furtivo funciona com uma arma que possua a propriedade Acuidade, Leve ou à Distância. Um Ataque Desarmado não é uma arma, então não se qualifica. Porém, um Ladino/Monge pode usar o Ataque Furtivo com uma arma de Monge, como uma Adaga ou uma Espada curta, que esteja nas condições necessárias para aplicar um Ataque Furtivo.
Um Mago faz multiclasse com Feiticeiro da subclasse Feitiçaria Selvagem. As magias conjuradas a partir do livro de magias acionam o Surto de Magia Selvagem se estiverem na lista de magias do Feiticeiro, ou precisam ter sido adquiridas como Feiticeiro para acionar o Surto?
Pelas regras de multiclasse: “Cada magia que você prepara está associada a uma de suas classes.” Esta regra significa que somente as magias preparadas como parte das suas características de classe de Feiticeiro acionam o Surto de Magia Selvagem.
Características de Classe
Geral
Ao usar a característica Ataque Extra, preciso usar a mesma arma para todos os ataques?
A característica Ataque Extra não impõe nenhuma limitação sobre o que você usa para os ataques. Você pode usar armas normais, armas improvisadas, Ataques Desarmados ou uma combinação dessas opções para os ataques. No entanto, você ainda deve seguir as regras para equipar e desequipar armas como parte da ação Atacar.
Bárbaro
No Ataque Imprudente do Bárbaro, você concede Vantagem a todos os inimigos ou somente ao alvo de seu ataque?
Se você usar o Ataque Imprudente do Bárbaro, todas as jogadas de ataque contra você têm Vantagem até o início do seu próximo turno.
Bardo
Os benefícios da Inspiração de Bardo e da magia Orientação se acumulam? Eles podem ser aplicados na mesma jogada?
Sim, efeitos diferentes se acumulam se não tiverem o mesmo nome. Se uma criatura sob o efeito da magia Orientação realizar um teste de atributo usando a perícia escolhida como parte da conjuração da magia e também tiver um dado de Inspiração de Bardo, ela pode jogar tanto 1d4 e 1d6, se assim desejar.
Se usada em uma jogada de dano, a característica Palavras de Interrupção do Colégio do Conhecimento se aplica a qualquer tipo de jogada de dano, inclusive de magia que acerta automaticamente, como Mísseis Mágicos?
Você pode usar Palavras de Interrupção para reduzir o dano de qualquer efeito que envolva uma jogada de dano (inclusive Mísseis Mágicos), mesmo que a jogada de dano não seja precedida por uma jogada de ataque.
Quais Pergaminhos Mágicos os Bardos conseguem compreender — apenas magias da lista de Bardo, ou também magias as adquiridas por Segredos Mágicos?
Um Bardo pode usar qualquer Pergaminho Mágico que tenha uma magia de Bardo. Isso inclui todas as magias que o Bardo tenha preparado através de sua característica Segredos Mágicos.
No entanto, isso não significa que um Bardo pode usar qualquer Pergaminho Mágico para qualquer magia da lista de Clérigo, Druida ou Mago (as outras listas de magias incluídas em Segredos Mágicos). Para magias exclusivas das listas de Clérigo, Druida e Mago, um Bardo deve ter essa magia preparada por meio de Segredos Mágicos para que ela seja considerada uma magia de Bardo.
Por exemplo, se um Bardo tiver um Pergaminho Mágico de Guardiões Espirituais (uma magia da lista de magias do Clérigo), ele só pode usar esse pergaminho se também tiver Guardiões Espirituais preparados por meio de Segredos Mágicos. Caso contrário, ele não compreende o pergaminho.
Para o Colégio de Bravura, usar a característica Inspiração em Combate com o efeito Ofensivo, significa que o dado de Inspiração de Bardo conta como um dado de dano para efeitos de Acertos Críticos?
Sim.
Bruxo
Se um Bruxo usar o Pacto da Lâmina para vincular-se a uma arma mágica, essa arma tem que ser uma arma Corpo a Corpo, e o Bruxo pode mudar a forma da arma?
A característica Pacto da Lâmina do Bruxo permite que você conjure uma arma Corpo a Corpo do nada. Sempre que fizer isso, você determina a forma da arma a partir das opções de armas Corpo a Corpo da tabela Armas do Livro do Jogador. Por exemplo, você pode conjurar um Machado Grande e, em seguida, usar a característica novamente para conjurar uma Azagaia, o que faz com que o Machado Grande desapareça.
Você também pode usar o Pacto da Lâmina para vincular-se a uma arma mágica, tornando-a sua arma de pacto. Esta arma mágica não precisa ser uma arma Corpo a Corpo, então você poderia usar a característica em um Arco Longo +1, por exemplo. No entanto, você não pode mudar a forma de uma arma mágica usando essa característica. Outro exemplo é que ao se vincular a uma Adaga Peçonhenta, não poderá transformá-la em um Malho; ela continuará sendo sempre uma Adaga.
A característica permite a conjuração de uma arma Corpo a Corpo, mas permitimos mais versatilidade quando se trata de armas mágicas. Não queríamos que o foco limitado da característica deixasse um Bruxo infeliz ao se deparar com uma variedade de armas mágicas em uma campanha. Essa versatilidade se estende além do tema corpo a corpo da característica? Com certeza, mas estamos dispostos a ocasionalmente flexibilizar um conceito de design se isso pode ajudar a aumentar a satisfação dos jogadores.
Se eu for um Bruxo do Pacto da Lâmina, outra pessoa pode empunhar minha arma de pacto?
Sim. Qualquer criatura além do Bruxo pode empunhar uma arma de pacto — até mesmo uma arma de pacto conjurada. No entanto, se a arma de pacto for conjurada, ela desaparece se estiver a mais de 1,5 metro de distância do Bruxo por 1 minuto ou mais.
A característica Mente Desperta de um Bruxo que tem como patrono o Grande Antigo permite comunicação telepática bidirecional?
Sim. Veja “Telepatia” no apêndice C do Livro do Jogador.
Druida
Um Druida amarrado e amordaçado pode simplesmente usar a Forma Selvagem para escapar? É difícil capturar alguém que pode se transformar em um rato à vontade.
Multimorfar para um tamanho diferente pode ser uma maneira eficaz de escapar, dependendo da natureza das amarras ou de como está preso; por exemplo, Grilhões só funcionam em uma criatura Pequena ou Média, então multimorfar-se para um animal Minúsculo permitiria que um Druida escapasse das restrições com facilidade.
No entanto, mudar de tamanho não encerra automaticamente as condições Contido ou Imobilizado, a menos que a mudança de tamanho faça com que a criatura deixe de atender ao requisito de tamanho do efeito (se houver). Por exemplo, o ataque Garras do Caranguejo Gigante só pode imobilizar alvos Médios ou menores; se um Druida Imobilizado por um Caranguejo Gigante se transformar em um animal Grande, ele não tem mais a condição Imobilizado.
Feiticeiro
As regras da Metamagia afirmam que você não pode usar várias opções de Metamagia em uma única magia. É possível usar a mesma opção mais de uma vez?
Um Feiticeiro pode usar uma opção de Metamagia uma vez durante a conjuração de uma magia, não a mesma opção várias vezes. Por exemplo, um Feiticeiro não pode quadruplicar a duração de uma magia gastando 2 Pontos de Feitiçaria em Magia Persistente.
Na Feitiçaria Dracônica, a Afinidade Elemental melhora uma jogada de dano de uma magia, não várias jogadas. Então, com Raio Ardente, eu não adiciono meu modificador de Carisma a cada raio que acertar?
Correto. Afinidade Elemental beneficia uma única jogada de dano por conjuração de uma magia, mesmo que a magia permita mais de uma jogada. Assim, por exemplo, um Feiticeiro com Afinidade Elemental adiciona seu modificador de Carisma a apenas um dos raios da magia Raio Ardente.
Magia Potencializada pode afetar todos os raios de uma magia Raio Ardente ou apenas um?
Magia Potencializada de um Feiticeiro pode afetar mais de um raio da Raio Ardente, respeitando o limite de dados da característica. Por exemplo, se você criar três raios com a magia e tiver um modificador de Carisma +3, você pode jogar novamente um dos dados de dano para cada raio, ou dois dos dados de dano para um raio e um dos dados de dano para outro.
A Magia Acelerada permite que um Feiticeiro conjure duas magias de 1º círculo ou superior por rodada?
Não, o Feiticeiro deve seguir a regra de conjurar apenas uma magia com um espaço de magia por turno. Veja o capítulo 7 no Livro do Jogador.
Meu Feiticeiro pode usar Magia Duplicada em uma magia duplicada pela conjuração da magia Desejo?
Sim, você pode, desde que a magia duplicada atenda aos requisitos do Magia Duplicada.
Em Feitiçaria Selvagem, o efeito Surto de Magia Selvagem substitui o efeito da magia que o acionou, ou ambos ocorrem?
Ambos os efeitos da magia e o Surto de Magia Selvagem ocorrem.
Guerreiro
Se meu Guerreiro Mestre da Batalha provocar um Ataque de Oportunidade e o atacante me acertar, posso usar a manobra Contra-ataque?
Sim, você pode usar a manobra Contra-ataque em resposta a um Ataque de Oportunidade que não tenha te atingido, desde que você tenha Reação esteja disponível.
A manobra de Desarme pode fazer uma criatura soltar um Escudo?
Não. A manobra Desarme força uma criatura a soltar um objeto que esteja segurando. Escudos não estão apenas sendo segurados, estão equipados.
Ladino
Um Ladino pode usar Ataque Furtivo mais de uma vez por rodada?
A descrição Ataque Furtivo detalha que você pode usar a característica uma vez por turno, mas não se limita ao seu turno. A característica também não limita o número de vezes que você pode usá-lo em uma rodada.
Às vezes, você tem a chance de usar o Ataque Furtivo no turno de outra criatura. O exemplo mais comum é quando um inimigo provoca um Ataque de Oportunidade de você. Se os requisitos necessários para Ataque Furtivo forem atendidos, seu Ataque de Oportunidade pode se beneficiar dessa característica.
Esquiva Sobrenatural funciona automaticamente contra todo ataque que acerte o Ladino? Ataques mágicos também?
Um uso de Esquiva Sobrenatural funciona somente contra um ataque, uma vez que gasta sua Reação, e somente se você puder ver o atacante. Ela funciona contra ataques de todos os tipos, incluindo ataques mágicos, mas não ajuda contra magias ou efeitos — como Bola de Fogo — que causam dano por meio de uma salvaguarda em vez de uma jogada de ataque.
Um Ladino pode usar Evasão se estiver Surpreso?
Sim. Estar Surpreso no início de um combate faz com que uma criatura tenha Desvantagem na jogada de Iniciativa. Um Ladino pode usar Evasão, desde que não tenha a condição Incapacitado.
A característica Talento Confiável do Ladino pode ser usada em conjunto com outras características, como as características Atleta Extraordinário do Guerreiro Campeão ou Pau pra Toda Obra do Bardo?
Talento Confiável pode ser usado em conjunto com outra característica, desde que o teste de atributo realizado atenda aos requisitos de ambas. Talento Confiável se aplica somente a um teste realizado com uma das suas proficiências com ferramentas ou perícias, enquanto Pau pra Toda Obra se aplica a um teste usando uma perícia na qual você não tenha proficiência; portanto, um teste que se qualifica para Talento Confiável não se qualifica para Pau pra Toda Obra e vice-versa. No entanto, a característica Atleta Extraordinário do Guerreiro Campeão concede Vantagem em todos os testes de Força (Atletismo), o que não conflita com os requisitos de Talento Confiável. Assim, se um personagem tem proficiência na perícia Atletismo e acesso a Atleta Extraordinário e Talento Confiável, esse personagem poderá usar ambas as características ao realizar um teste de Força (Atletismo).
Mago
A Proteção Arcana de um Mago Abjurador é “curada” somente quando a proteção tem 0 Pontos de Vida?
A Proteção Arcana recupera Pontos de Vida sempre que o Abjurador conjura uma magia de Abjuração usando um espaço de magia, não apenas quando a proteção tem 0 Pontos de Vida. Como é um padrão quando se trata de cura, a proteção não pode restaurar mais Pontos de Vida do que os Pontos de Vida máximos dela: o dobro do nível do Mago mais o modificador de Inteligência do Mago.
Conjurar a magia Alarme como um Ritual cura a Proteção Arcana?
Não. Conjurar uma magia como um Ritual não consome um espaço de magia, e a Proteção Arcana restaura Pontos de Vida quando o Abjurador conjura uma magia de Abjuração com um espaço de magia.
Como a Proteção Arcana interage com Pontos de Vida Temporários que um Abjurador pode ter?
Quando um Abjurador com uma Proteção Arcana sofre dano, ele passa pelas seguintes etapas:
- Resistências e Vulnerabilidades. Se o Mago tiver alguma Resistência ou Vulnerabilidade, elas são aplicadas ao total de dano.
- Proteção Arcana. A proteção sofre o dano primeiro.
- Imunidades a Dano. Quaisquer Imunidades a Dano que o Mago tenha são aplicadas aos danos restantes se a proteção for reduzida a 0 Pontos de Vida.
- Pontos de Vida Temporários. O Mago sofre o dano restante. Se o Mago tiver Pontos de Vida Temporários, eles serão perdidos primeiro.
- Pontos de Vida Reais. Qualquer dano restante após os Pontos de Vida Temporários é transferido para os Pontos de Vida do Mago.
A característica de Mago Ilusionista de nível 14, Realidade Ilusória, permite que eu faça algo real a cada rodada, ou somente uma vez?
A Realidade Ilusória destina-se a tornar um objeto ilusório real por uma magia de Ilusão conjurada.
Um Mago Adivinhador no Plano Etéreo pode usar Prodígio em uma criatura que o Mago pode ver no Plano Material?
Sim. Portanto, exige que você veja a criatura, mas não tem restrição de alcance.
Para um Mago conjurar uma magia como Ritual contida em seu livro de magias, ele precisa lê-la no livro ou usá-la como parte do Ritual?
Graças à característica Adepto de Ritual, um Mago pode conjurar magias com o marcador Ritual presentes em seu livro de magias como um Ritual sem a ter preparada, além de seguir as regras normais das magias de Ritual. Se um Mago estiver conjurando uma magia não preparada como um Ritual, então o Mago deve ler o livro de magias, conforme descrito no texto da característica Adepto de Ritual. No entanto, se um Mago estiver conjurando uma magia preparada como um Ritual pelas regras normais, ele não precisa consultar seu livro de magias (a menos que esteja usando-o como um Foco de Conjuração para essa magia).
Monge
A característica Artes Marciais transforma armas de Monge e Ataques Desarmados em armas com a propriedade Acuidade?
Não. A característica concede um benefício semelhante à propriedade Acuidade, mas não confere essa propriedade às armas de Monge.
Um Monge Combatente da Mão Espalmada, com a característica Técnica da Mão Espalmada, pode empurrar uma criatura Grande ou maior, ou impor a condição Caído?
A característica Técnica da Mão Espalmada ignora intencionalmente o tamanho da criatura. A energia de um Monge alimenta muitos efeitos extraordinários! Se uma característica for limitada pelo tamanho da criatura, isso será especificado na descrição dela.
Paladino
A característica Sentido Divino do Canalizar Divindade de um Paladino detectaria um Aasimar ou um Tiferino devido a sua origem?
Essas espécies são Humanoides e, portanto, não são detectadas pelo Sentido Divino. Essa característica detecta criaturas com o tipo de criatura Celestial, Ínfero ou Morto-Vivo.
Antecedentes
Eu posso ter mais de um antecedente?
Não. Você pode ter somente um antecedente. Ele estabelece aspectos fundamentais da sua vida antes de embarcar em uma vida de aventuras.
Traço de Espécie
O traço Furtividade Natural do Pequenino permite que eles se escondam enquanto são observados?
Normalmente, para executar a ação Esconder, você deve atender aos seguintes critérios:
- Você deve estar Totalmente Obscurecido, atrás de Três Quartos de Cobertura ou Cobertura Total.
- Você deve estar fora da linha de visão de qualquer inimigo.
A característica Furtividade Natural do Pequenino permite que você ignore esses critérios se for obscurecido por uma criatura pelo menos um tamanho maior que você. No entanto, você ainda deve realizar um teste de Destreza (Furtividade) como faria normalmente ao executar a ação Esconder, então não há sucesso garantido.
Talentos
Agressor
Se eu tiver o talento Agressor, posso usar o benefício Ataque em Investida enquanto estiver montado?
Sim, mas somente em uma montaria que você pode controlar.
Quando uma montaria se move, você se move junto com ela. Portanto, se a montaria se mover 3 metros em linha reta em direção a um alvo, você também se move 3 metros em linha reta em direção ao alvo. No entanto, você ainda deve executar imediatamente a ação Atacar após esse movimento para obter o benefício de Ataque em Investida. Isso é possível em uma montaria controlada, uma vez que ela se move no seu turno.
Por outro lado, você não pode usar Ataque em Investida se estiver montando uma montaria independente, já que ela se move em um turno separado, e você não pode executar imediatamente a ação Atacar após esse movimento.
Arquearia
O talento Arquearia funciona com uma arma Corpo a Corpo arremessada?
Não, o talento Arquearia beneficia somente jogadas de ataque com armas à Distância. O talento Combate com Armas de Arremesso beneficia jogadas de ataque à distância realizadas com armas Corpo a Corpo com a propriedade Arremesso.
Atacante Selvagem
O benefício do talento Atacante Selvagem se aplica a efeitos adicionais como o Ataque Furtivo do Ladino ou a Destruição Divina do Paladino?
Não. O benefício do Atacante Selvagem se aplica somente a jogadas de dados de dano da arma, não a qualquer dano adicional que uma característica ou outra habilidade possa conceder.
Combate com Armas Grandes
Se eu usar o talento Combate com Armas Grandes com uma magia como Danação ou Destruição Divina, consigo jogar novamente qualquer resultado 1 ou 2 que eu jogue para o dano adicional?
O talento Combate com Armas Grandes beneficia somente a jogada de dano da arma usada para o ataque. Por exemplo, se você tem esse talento e realiza uma jogada de ataque com uma Espada Grande, poderá jogar novamente qualquer resultado 1 ou 2 que tiver no 2d6 da arma. Se você conjurar Destruição Divina após acertar com este ataque, você não pode jogar novamente um resultado 1 ou 2 para o dano da magia.
Duelismo
O talento Duelismo permite empunhar um Escudo?
Sim. Um personagem com o talento Duelismo pode equipar um Escudo ou segurar um Foco de Conjuração ou outro objeto que não seja uma arma em sua outra mão.
Especialista Ambidestro
Meu personagem pode empunhar duas armas Pesadas se tiver o talento Especialista Ambidestro?
O talento Especialista Ambidestro permite que você empunhe simultaneamente duas armas que não possuem a propriedade Duas Mãos. Todas as armas Pesadas no Livro do Jogador possuem a propriedade Duas Mãos, então elas não se beneficiam desse talento. (No entanto, se lançarmos uma arma Pesada que não possua a propriedade Duas Mãos no futuro, essa arma poderia ser usada com esse talento!)
Especialista em Besta
O Talento Especialista em Besta permite disparar uma Besta de Mão e depois dispará-la novamente como uma Ação Bônus?
O talento Especialista em Besta permite que você disparar uma Besta de Mão múltiplas vezes no seu turno. Mas você ainda deve cumprir as regras da propriedade Leve da Besta de Mão, que exigem que o ataque adicional da propriedade deve ser realizado com uma arma diferente.
Iniciado em Magia
Se sou um conjurador, posso escolher minha própria classe ao adquirir o talento Iniciado em Magia?
Sim. Por exemplo, se você é um Mago e adquire o talento Iniciado em Magia, você pode escolher Mago para o talento.
Mestre em Armas de Haste
Posso adicionar meu modificador de Força ao dano do ataque adicional que o Mestre em Armas de Haste me dá?
Sim. Para o ataque adicional do talento, você adiciona seu modificador de atributo à jogada de ataque, como faz sempre que ataca com essa arma e, se atingir, adiciona o mesmo modificador de atributo à jogada de dano, o que é normal para jogadas de dano com armas.
Uma regra específica, como a propriedade Leve, pode sobrepor a regra geral dizendo para não adicionar o modificador de atributo ao dano. O talento Mestre em Armas de Haste não tem essa regra.
Equipamento
A armadura Pesada reduz salvaguardas de Destreza ou testes de atributo além de Furtividade?
Se você tiver treinamento com ele, a armadura Pesada não afeta salvaguardas de Destreza ou testes de atributo, exceto de Furtividade.
Se eu atacar com um Escudo — provavelmente como uma arma improvisada — mantenho o bônus de +2 na CA?
Atacar com um Escudo não faz você perder o bônus de +2 do Escudo para a CA.
Conjuração
Geral
Quais das magias de um personagem contam como magias de classe? Por exemplo, se estou interpretando um Feiticeiro, quais magias do meu personagem são magias de Feiticeiro?
A lista de magias de uma classe detalha as magias que pertencem àquela classe. Por exemplo, uma magia de Feiticeiro é uma magia da lista de magias de Feiticeiro, e se um Feiticeiro tem que não estão nessa lista de magias conhecidas, essas magias não são magias de Feiticeiro, a menos que uma característica diga o contrário.
Um conjurador pode conjurar magias fora do alvo para minimizar o dano aos membros do grupo de uma magia como Despedaçar?
O conjurador escolhe onde colocar o ponto de origem de uma magia como Despedaçar e pode, portanto, escolher uma posição que seja vantajosa para os aliados.
Efeitos mágicos permanentes podem ser dissipados? Ou eles não são mais considerados efeitos mágicos, uma vez permanentes?
Se o efeito de uma magia se tornar permanente, ele pode ser dissipado, a menos que sua descrição indique o contrário (como na magia Muralha de Pedra).
Os conjuradores precisam aprender a versão Ritual de uma magia além da versão normal, ou é a mesma coisa?
Se uma magia tiver o marcador Ritual e você a tiver preparada, você pode conjurá-la como um Ritual. Você não precisa prepará-la duas vezes ou aprender uma versão diferente.
Conjuradores podem preparar magias em momentos diferentes ao longo da aventura, em vez de todas de uma vez?
Não. A característica conjuração detalha exatamente quando você pode alterar sua lista de magias preparadas e o número de magias que pode alterar.
Por exemplo, ao ser um Clérigo, você muda sua lista de magias preparadas ao completar um Descanso Longo. Você não pode preparar algumas magias no final do descanso e preparar outras depois.
Ataques Mágicos
Uma magia com alcance toque é considerada um ataque corpo a corpo para fins de nocautear inimigos em vez de matar?
Ter um alcance de toque não significa que uma magia é um ataque corpo a corpo. A própria magia informa se ela causa esse tipo de ataque.
Ataques mágicos podem obter Acertos Críticos?
Um ataque mágico pode obter um Acerto Crítico. A regra sobre Acertos Críticos se aplica a qualquer tipo de jogada de ataque.
Ao conjurar uma magia que afeta vários alvos, como Raio Ardente ou Raio Místico, eu disparo um raio ou feixe, determino o resultado e disparo novamente? Ou tenho que escolher todos os alvos antes de realizar qualquer jogada de ataque?
Mesmo que a duração de cada uma dessas magias seja instantânea, você escolhe os alvos e resolve os ataques consecutivamente, não todos de uma vez. Se quiser, você pode selecionar todos os seus alvos antes de realizar qualquer ataque, mas você ainda joga separadamente para cada jogada de ataque (e para o dano, se aplicável).
Uma magia com uma jogada de ataque pode ser usada como o ataque na ação Atacar ou como parte da característica Atacar Extra?
Não. Conforme explicado no Livro do Jogador, você pode executar uma ação no seu turno de combate, além de se mover. Você escolhe sua ação entre as opções disponíveis a todos — opções como Atacar, Correr e Usar — ou escolhe entre as ações especiais concedidas por uma classe, ou outra fonte.
Para conjurar uma magia no seu turno, você executa a ação Usar Magia. Fazer isso significa que você não está executando a ação Atacar ou nem qualquer outra ação. É verdade que várias magias, como Raio de Fogo e Raio de Gelo, envolvem realizar uma jogada de ataque, mas você não pode fazer tal ataque sem primeiro conjurar a magia que pede a jogada de ataque. Em outras palavras, só porque algo envolve uma jogada de ataque não significa que a ação Atacar está sendo usada.
Além disso, a característica Ataque Extra (dada por várias classes, incluindo o Guerreiro e o Paladino) não permite que você conjure ataques mágicos extras. Essa característica depende especificamente da ação Atacar, não da ação Usar Magia ou de qualquer outra ação.
Resumidamente, ao realizar um ataque mágico, você deve primeiro conjurar uma magia ou usar uma característica que crie o efeito da magia. Uma característica de jogo, como Ataque Extra, que permite que você realize um ataque, não permite que você conjure uma magia, a menos que ela diga que sim.
É possível usar um ataque mágico corpo a corpo para realizar um Ataque de Oportunidade?
Não, você não pode conjurar uma magia quando uma criatura provoca um Ataque de Oportunidade de você. Isso ocorre porque cada magia tem um tempo de conjuração. Por exemplo, a magia Toque Necrótico tem um tempo de conjuração de uma ação. Uma mecânica de jogo, como Ataque de Oportunidade, não permite que você altere esse tempo de conjuração, a menos que uma característica diga o contrário (veja o talento Conjurador Bélico como um exemplo disso).
Algumas magias (como Raio Guia) têm como alvo uma criatura. Outras (como Raio de Fogo) também têm como alvo objetos. Isso significa que não posso atacar uma porta com Raio Guia?
As especificações de alvo (criatura, objeto ou algo diferente) nas magias são intencionais.
Círculo de Magia
Qual é o círculo de uma magia se ela for conjurada sem usar um espaço de magia?
A menos que o texto diga o contrário, uma magia conjurada sem um espaço de magia é conjurada em seu círculo mais baixo possível, que é o círculo indicado em sua descrição.
Um exemplo de uma exceção a isso é frequentemente aparece em blocos de estatísticas de monstros. Um monstro com a ação Conjuração pode ter uma lista de magias com um parêntese “(versão # círculo)”. Isso significa que a magia ainda é conjurada sem usar um espaço de magia, mas seus efeitos são equivalentes a uma versão da magia conjurada usando um espaço de magia do círculo especificado.
Tempo de Conjuração
Existe um limite no número de magias que se pode conjurar em um turno?
Não há nenhuma regra que afirme que você pode conjurar “X” número de magias no seu turno, mas existem algumas limitações práticas. O principal fator limitante é a sua ação. Muitas magias exigem uma ação para serem conjuradas e, a menos que uma característica diga o contrário, você só tem uma ação no seu turno. Você também deve cumprir a regra de gastar somente um espaço de magia para conjurar uma magia no seu turno.
Portanto, por exemplo, se você usar sua Ação Bônus para conjurar Palavra Curativa usando um espaço de magia, você ainda pode executar a ação Conjurar Magia para conjurar Zombaria Perversa — um truque que não requer um espaço de magia.
É possível conjurar uma magia de Reação no seu próprio turno?
Sim, mas você ainda deve seguir a regra de gastar somente um espaço de magia para conjurar uma magia no seu turno. Por exemplo, se você executar uma ação Usar Magia para conjurar Bola de Fogo usando um espaço de magia e um inimigo conjurar Contramagia, você não poderá gastar um espaço de magia para conjurar Contramagia em resposta a esse inimigo.
Conjurar uma magia como um Ritual requer Concentração se a magia normalmente não exige isso?
Concentração é exigida ao conjurar qualquer magia, inclusive quando ela é conjurada como Ritual, se o tempo de conjuração for superior a 1 ação. Uma vez completada a conjuração, a magia exige Concentração somente se sua descrição de Duração indicar.
Componentes
Uma magia consome seus componentes Materiais?
Uma magia não consome seus componentes Materiais, a menos que sua descrição indique. Por exemplo, a pérola exigida pela magia Identificar não é consumida, enquanto o diamante exigido por Reviver os Mortos é consumido quando você conjura a magia.
Se os componentes Materiais de uma magia forem consumidos, um Foco de Conjuração ainda pode ser usado no lugar do componente consumido?
Não. Um Foco de Conjuração pode ser usado no lugar de um componente Material somente se esse componente não tiver nenhum custo mencionado na descrição da magia e se esse componente não for consumido.
Qual é o nível de interação necessário para usar um Foco de Conjuração? Ele deve estar incluído no componente Somático?
Se uma magia exige componentes Materiais, o conjurador deve ter uma mão livre para acessá-los ou segurá-los, mas pode ser a mesma mão usada para realizar os componentes Somáticos, se houver. Esta regra também se aplica ao uso de um Foco de Conjuração, que um conjurador deve segurar, a menos que sua descrição indique o contrário.
Por exemplo, um Clérigo usa um Emblema em um Escudo como seu Símbolo Sagrado. Quando em combate, este Clérigo prefere empunhar uma Maça em uma mão e o Escudo com o Emblema na outra. Esse Clérigo deve estar com o Escudo em mãos ao conjurar uma magia de Clérigo que exija um componente Material. Se a magia, como Auxílio, também exigir um componente Somático, o Clérigo pode realizar o componente Somático com a mão que segura o Escudo, permitindo que o Clérigo continue empunhando a Maça. No entanto, se esse mesmo Clérigo conjurar mais tarde Curar Ferimentos — que tem componentes Somáticos, mas não componentes Materiais — ele precisará desequipar o Escudo ou Maça para liberar uma mão para realizar os componentes Somáticos.
Duração
Se eu estiver mantendo a Concentração em uma magia, é necessário manter a linha de visão com o alvo ou efeito da magia?
Você não precisa estar dentro da linha de visão ou do alcance para manter a Concentração em uma magia, a menos que a descrição da magia ou outra característica de jogo diga o contrário.
Se eu tiver 10 Pontos de Vida Temporários e sofrer 30 de dano de um ataque enquanto me concentrar em uma magia, qual é a CD de Constituição para manter minha Concentração?
A CD, neste caso, é 15. Quando os Pontos de Vida Temporários absorvem o dano para você, você continua sofrendo dano, apenas não nos seus Pontos de Vida reais.
Por outro lado, uma característica como Proteção Arcana do Mago Abjurador pode sofrer dano antes por você, eliminando potencialmente a necessidade de realizar uma salvaguarda de Constituição ou, pelo menos, diminuindo a CD dessa salvaguarda.
Um conjurador pode dispensar uma magia após conjurá-la?
Você pode dispensar uma magia não instantânea. Veja a seção “Duração” do capítulo 7 do Livro do Jogador para mais informações.
Magias Específicas
A magia Âncora Planar invoca a criatura a ser vinculada, ou isso deve ser feito separadamente?
A magia Âncora Planar não invoca uma criatura. Ele tenta vincular uma criatura que está no alcance da magia.
Conjurar Animar Objetos durante a magia Parar o Tempo encerra a Parar o Tempo?
Não. No entanto, comandar as criaturas recém-animadas com sua Ação Bônus encerra Parar o Tempo.
É possível estender a duração de Armadura de Agathys ao receber mais Pontos de Vida Temporários?
A magia exige que você tenha Pontos de Vida Temporários, e eles não precisam ser da própria magia.
É possível usar um Escudo com Armadura Arcana?
Armadura Arcana funciona com Escudo. Os escudos são considerados armadura nas regras de equipamento no Livro do Jogador, mas várias características do jogo fazem distinção entre a armadura que você veste e um Escudo que você equipa. Dê uma olhada na característica de Defesa Sem Armadura do Monge e compare com a versão do Bárbaro. Na versão do Monge, é necessário não vestir armadura e não equipar um Escudo se quiser se beneficiar da característica, já a do Bárbaro precisa não vestir uma armadura.
Defesa sem Armadura funciona com uma magia como Armadura Arcana?
A Defesa sem Armadura não funciona com a magia Armadura Arcana. Você se perguntar: “Por que eles não funcionam juntas? A Armadura Arcana detalha que ela funciona em uma criatura que não está vestindo uma armadura.” É verdade que o alvo da Armadura Arcana deve estar sem armadura, mas a Armadura Arcana oferece uma nova maneira de calcular sua CA e, por isso, é incompatível com a Defesa sem Armadura ou qualquer outra característica que forneça um cálculo próprio de CA.
Acho confuso que a magia Armadura Arcana tenha esse nome, já que não conta como armadura.
Algumas magias e características de classe têm nomes figurativos, não literais. O texto da magia ou característica de classe é que explica o que ela realmente faz.
Ao conjurar Bordão Místico no meu Cajado e tiver o talento Mestre em Armas de Haste, o ataque bônus usa um d4 ou um d8 para causar dano?
O benefício do Mestre em Armas de Haste se aplica à extremidade oposta da arma e sempre usa um d4 para dano, em vez do dado de dano normal da arma. Isso também se aplica a um Cajado encantado com Bordão Místico.
Um familiar conjurado com Convocar Familiar pode usar a ação Ajudar para conceder Vantagem em uma jogada de ataque?
Sim. Um Familiar não pode atacar, mas pode usar todas as ações que não sejam Atacar, inclusive Ajudar.
Um familiar da magia Convocar Familiar conta como um aliado para requisitos de Ataque Furtivo?
Sim. Um familiar é um aliado. A proximidade com um alvo pode permitir usar a característica Ataque Furtivo, ou qualquer outra característica que exija a presença de um aliado.
Quando uma criatura é bem-sucedida em uma salvaguarda contra Defensor da Fé e sofre 10 pontos de dano Radiante, quanto desse dano conta para a quantidade total de dano que a magia pode causar? É 20 porque é o dano total, ou 10 porque esse foi o dano sofrido?
Foi causa do 10 de dano à criatura, então, 10 é subtraído do total da magia.
Ao conjurar a magia conjura Desejo, existe 33% de chance de não poder conjurá-la novamente?
Se você conjurar Desejo para duplicar uma magia de 0º a 8º círculo, nenhum efeito colateral ocorre. Entretanto, se você fizer qualquer outra coisa além de duplicar uma magia de 0º a 8º círculo, você sofre o estresse descrito no parágrafo final da magia. Assim que esse estresse o afetar, há 33% de chance de você não conseguir conjurar Desejo novamente.
Se o dano de Desintegrar reduzir um Orc a 0 Pontos de Vida, o traço Vigor Implacável impede que ele vire cinzas?
Sim. A magia Desintegrar transforma você em pó somente se o dano da magia deixar você com 0 Pontos de Vida. Se você for um Orc, Vigor Implacável pode transformar o 0 em 1 antes que a magia possa te desintegrar.
É possível usar Dissipar Magia para dissipar um efeito mágico como a Forma Selvagem de um Druida?
Dissipar Magia tem um propósito específico: anular outras magias. Ela não tem efeito sobre efeitos mágicos que não sejam criados por uma magia, a menos que o texto diga o contrário (embora o Mestre sempre possa abrir exceções).
É possível usar Dissipar Magia nas criações de uma magia como Animar Mortos ou afetar essas criações com Campo Antimagia?
Sempre que você se perguntar se os efeitos de uma magia podem ser dissipados ou suspensos, você precisa responder a uma pergunta: a duração da magia é instantânea? Se a resposta for sim, então não há nada para dissipar ou suspender. A explicação é: os efeitos de uma magia instantânea são criados pela magia, mas os efeitos não são mantidos por ela. A magia brilha por uma fração de segundo e desaparece. Por exemplo, a magia instantânea Animar Mortos canaliza a energia mágica para transformar um cadáver ou uma pilha de ossos em uma criatura Morta-Viva. Essa energia necromântica está presente por um instante e depois desaparece. A criatura resultante agora existe sem depender da magia. Conjurar Dissipar Magia sobre essa criatura não encerra sua existência, e os Mortos-Vivos podem entrar em um Campo Antimagia sem sofrer nenhum efeito adverso.
Outro exemplo: Curar Ferimentos recupera instantaneamente Pontos de Vida em uma criatura. Como a duração da magia é instantânea, a restauração não pode ser dissipada posteriormente. E você não perde Pontos de Vida de repente se entrar em um Campo Antimagia.
Em contraste, uma magia como Invocar Seres da Floresta não tem uma duração instantânea, o que significa que seus efeitos podem ser encerrados com Dissipar Magia e desaparecem temporariamente dentro de um Campo Antimagia.
É possível executar a ação Preparar para preparar Dissipar Magia para impedir que outra magia entre em vigor?
A forma mais fácil de impedir uma magia é conjurar Contramagia no conjurador enquanto a magia está sendo conjurada. Em caso de sucesso, Contramagia interrompe a conjuração da outra magia, e essa magia não entra em vigor. Contramagia funciona contra qualquer magia, independentemente do seu tempo de conjuração ou duração.
Com a ação Preparar, Dissipar Magia pode ser conjurada em resposta a outra magia sendo conjurada, mas Dissipar Magia não substitui Contramagia. A principal razão é que Dissipar Magia remove uma magia que já esteja ativa em um alvo, seja esse alvo uma criatura, um objeto ou algum outro fenômeno. Dissipar Magia não pode dissipar algo com antecedência. Se uma magia ainda não estiver presente em um alvo, Dissipar Magia não faz nada a esse alvo. O melhor que uma Dissipar Magia preparada com a ação Preparar pode fazer é dissipar uma magia imediatamente após a ela ser conjurada, para evitar que ela tenha qualquer efeito após a ação usada para conjurá-la. Por exemplo, no seu turno, você poderia dizer algo assim: “Eu preparo Dissipar Magia, e se o sumo sacerdote conjurar uma magia em alguém, eu conjuro Dissipar Magia no alvo, se a magia tiver efeito.” Se o sumo sacerdote então conjurar Paralisar Pessoa em seu companheiro que falhou na salvaguarda, você pode liberar sua Dissipar Magia preparada e encerrar Paralisar Pessoa.
Dissipar Magia pode encerrar Globo de Invulnerabilidade
Sim, Dissipar Magia pode dissipar a barreira criada pelo Globo de Invulnerabilidade, mas não pode dissipar quaisquer efeitos mágicos que estejam ativos dentro da barreira.
Se Dissipar Magia for usada contra o efeito mágico de Bênção, ela remove o efeito de todos os alvos?
Não. Dissipar Magia encerra a magia em um único alvo. Ela não encerra a mesma magia em outros alvos.
Uma criatura sob o efeito do Duelo Compelido pode se teleportar a mais de 9 metros de distância do conjurador?
Não. Você não pode se mover mais de 9 metros do conjurador do Duelo Compelido por nenhum meio, incluindo teleporte.
Você pode usar Golpe Certeiro com Ataque Extra, Ataque de Oportunidade, Ataque Furtivo e outras opções de ataque com arma?
Golpe Certeiro não funciona com Ataque Extra ou qualquer outra característica que exija a ação Atacar. Assim como outras magias com o tempo de conjuração de uma ação, conjurar Golpe Certeiro exige que você execute uma ação Usar Magia, não a ação Atacar. Da mesma forma, salvo indicação contrária de uma característica especial, você não pode conjurar Golpe Certeiro ao realizar um Ataque de Oportunidade.
Porém, um ataque realizado como parte de Golpe Certeiro pode funcionar com Ataque Furtivo, desde que atenda aos requisitos normais da característica. Por exemplo, se você tiver a característica Ataque Furtivo e conjurar Golpe Certeiro com uma arma com a propriedade Acuidade, pode causar o dano adicional de Ataque Furtivo ao alvo do ataque se tiver Vantagem na jogada de ataque e atingi-lo.
Se a magia Heroísmo for conjurada em um personagem que já tem a condição Amedrontado, ela remove essa condição?
A magia Heroísmo suprime a condição Amedrontado se ela já estiver no alvo da magia. Quando a magia termina, a imunidade do alvo desaparece e a condição Amedrontado retorna caso não tenha expirado ou sido removida por outro meio.
Os Pontos de Vida Temporários concedidos por Heroísmo se acumulam a cada rodada?
Não. Pontos de Vida Temporários não são cumulativos. A magia informaria se você deveria somar os Pontos de Vida Temporários que ele concede.
Um objeto criado com Ilusão Menor pode se mover? Por exemplo, uma parede deslizando por um corredor?
Não. Um objeto ilusório criado por Ilusão Menor não se move. Compare com magias como Imagem Maior e Despistar, que falam explicitamente sobre movimentação.
A Ilusão Menor poderia criar uma nuvem de neblina? Se sim, disparar uma flecha através dela cancelaria a ilusão?
Um objeto ilusório criado por Ilusão Menor é algo como um banco ou uma rocha, não um efeito de ambientação.
Usando quadrados de 1,5 metro, Nuvem de Adagas afeta um único quadrado?
Nuvem de Adagas (Cubo de 1,5 metro) pode afetar mais de um quadrado em um grid, a menos que o Mestre determine que efeitos devem se ajustar ao grid. Há muitas maneiras de posicionar esse Cubo.
Como Pele-Casca funciona com Escudos, cobertura e outros modificadores para CA?
O alvo de Pele-Casca tem uma Classe de Armadura de 17 se sua CA for menor que isso. Isso significa que o alvo efetivamente ignora quaisquer modificadores de sua CA — incluindo qualquer armadura, um Escudo ou cobertura — a menos que sua CA seja maior que 17. Por exemplo, se você é o alvo da magia Pele-Casca e sua CA é normalmente 14, sua CA será 17 durante o efeito da magia; no entanto, se sua CA é normalmente 16 e você tem Cobertura Parcial, sua CA é 18 e o efeito de Pele-Casca não se aplicará.
Que tipos de coisas contam como “bugigangas não mágicas” para Prestidigitação Arcana?
A Prestidigitação Arcana pode criar uma pequena bugiganga, cuja natureza exata dele é definida pelo conjurador e pelo Mestre. Veja a tabela Bugigangas no Livro do Jogador para exemplos.
É possível manter a Concentração em uma magia enquanto estiver transformado por Polimorfia?
Você não pode conjurar magias enquanto estiver transformado por Polimorfia, mas nada na magia o impede que você continue concentrado em uma magia que você conjurou anteriormente antes de ser transformado.
Uma criatura voluntária sob os efeitos de Polimorfia precisa receber as estatísticas mentais da nova forma?
Sim. A menos que uma magia lhe diga o contrário, o efeito é igual para uma criatura voluntária ou involuntária.
Se uma criatura sob os efeitos de Polimorfia sofrer dano Ígneo suficiente para reverter à sua forma verdadeira e essa forma tiver Resistência a dano Ígneo, a forma verdadeira sofre todo o dano restante ou somente metade devido à Resistência?
Quando a criatura retorna à sua forma original, qualquer dano restante é sujeito às Resistências a dano da forma original, se houver.
Uma criatura sob efeito de Polimorfia pode estar sob o efeito de outras magias, ou essas estatísticas de jogo também são substituídas pelas da forma animal?
Polimorfia substitui apenas a ficha de personagem ou bloco de estatísticas do alvo pelo bloco de estatísticas da forma escolhida. Outros efeitos, como outras magias, continuam existindo.
Se você empurrar ou imobilizar um inimigo, isso encerra a magia Santuário conjurada em você?
Não. A magia Santuário só encerra se a criatura protegida realizar uma jogada de ataque, conjurar uma magia ou causar dano. As opções Empurrar e Imobilizar de um Ataque Desarmado não se enquadram nenhuma dessas coisas.
Posso usar um Servo Invisível como um aliado para ativar uma característica de classe como Ataque Furtivo?
O Servo Invisível cria uma força invisível, sem mente e sem forma definida. Em combate, essa força não conta como uma criatura, inimigo ou aliado.
A frase de sugestão de curso de ação sugerido na magia Sugestão é o componente Verbal ou o componente Verbal é separado?
Os componentes verbais são palavras místicas, não a fala normal. A frase de sugestão da magia é uma declaração inteligível separada do componente Verbal.
Ao afetar um alvo com Telecinese e um aliado colocar você dentro da Esfera Resiliente de Otiluke, você ainda pode afetar o alvo ou outros alvos com a magia Telecinese existente?
Você pode manter sua influência telecinética sobre um alvo que já esteja sendo afetado, mas não pode afetar um novo alvo. A esfera fornece Cobertura Total, o que impede você direcione magias a qualquer coisa fora dela.
Os efeitos de Tempestade da Vingança se acumulam? Ou os efeitos mudam a cada turno?
Na magia Tempestade da Vingança, cada novo efeito substitui o efeito da rodada anterior.
O magia Toque Necrótico foi criada como uma forma de impedir Regeneração?
Toque Necrótico, de fato, impede que o alvo atingido recupere Pontos de Vida até o final do próximo turno do conjurador. Isso é válido mesmo que o alvo não sofra dano Necrótico, seja por Imunidade ou por algum outro motivo.
Monstros
Que ações os monstros podem usar para realizar um Ataque de Oportunidade? Ações como Ataques Múltiplos ou Ataques de Sopro são permitidas?
Ao fazer um Ataque de Oportunidade, um monstro pode realizar qualquer ataque corpo a corpo único listado em seu bloco de estatísticas. Um monstro também tem a opção de realizar um Ataque Desarmado como um Ataque de Oportunidade, seguindo as regras normais de um Ataque Desarmado.
Uma ação, como um efeito de ataque de sopro, que não envolve uma jogada de ataque corpo a corpo, não pode ser usada como Ataque de Oportunidade. Além disso, um monstro não pode usar seu traço Ataques Múltiplos ao realizar um Ataque de Oportunidade, pois o uso de Ataques Múltiplos depende especificamente da ação Atacar, e um Ataque de Oportunidade é uma Reação.
O Livro dos Monstros diz que os gnolls falam Gnoll, mas o Livro do Jogador não menciona esse idioma. O que é correto?
A tabela de idiomas do Livro do Jogador não lista todos os idiomas do multiverso de D&D. Livro dos Monstros menciona outros idiomas, como Modron, Sahuagin e Slaad, além de Gnoll.
Se um monstro realiza um ataque corpo a corpo que usa seu modificador de Destreza, isso significa que ele está usando uma arma com a propriedade Acuidade?
Não. Uma arma só tem a propriedade Acuidade se a descrição da arma indicar isso, e usar Destreza para um ataque não concede a propriedade Acuidade. Se uma arma possui essa propriedade, você pode usar Força ou Destreza com ela.
Uma criatura com Resistência à Magia tem Vantagem em salvaguardas contra habilidades de Canalizar Divindade, como Expulsar os Infiéis?
Sim. Canalizar Divindade cria efeitos mágicos (conforme indicado nas descrições do Clérigo e do Paladino). Resistência à Magia se aplica.
Se uma Sombra obtém um Acerto Crítico, ela reduz o valor de Força do alvo em 2d4, além de causar o dano Necrótico adicional?
Não. Um Acerto Crítico permite que você jogue dados de dano duas vezes. Um efeito que causa dano é aquele que reduz os Pontos de Vida do alvo. A redução da Força causada pela Sombra não é dano porque, pois não tem efeito nos Pontos de Vida do alvo.
Um Vampiro é afetado por Acalmar Emoções ou Paralisar Pessoa?
Muitas magias afetam somente certos tipos de criaturas, mas apenas certos tipos, conforme detalhado na descrição da magia. Acalmar Emoções e Imobilizar Pessoa funcionam somente em Humanoides, e um Vampiro não é um Humanoide.
Uma criatura que escava pode imobilizar um alvo e arrastá-lo para dentro da terra por meio de escavação?
Não. Uma criatura escavadora só pode arrastar outra criatura com ela se tiver a habilidade de sair de um túnel. Por exemplo, um Verme Púrpura tem o traço Escavador de Túneis, então ele pode arrastar uma criatura Imobilizada para um túnel que ele cria ao cavar. Por outro lado, um Elemental da Terra não pode arrastar uma criatura para dentro do solo com ele.
Uma Hidra pode usar Cabeças Reativas para realizar vários Ataques de Oportunidade contra uma única criatura ao mesmo tempo, quando ela provoca?
Sim. Por esse motivo, recomendamos executar a ação Desengajar quando você se afastar de uma Hidra.
Itens Mágicos
Ao conjurar uma magia a partir de um item mágico, como defino na CD para evitar magia?
Defina a CD da mesma forma que faria ao conjurar uma magia sem usar um item mágico (CD é igual a 8 mais seu modificador de atributo de conjuração mais seu Bônus de Proficiência). Se você não tiver um atributo de conjuração, o modificador de atributo de conjuração é +0 para o item, mas o bônus de proficiência ainda se aplica.
Poções podem ser administradas a personagens Inconscientes?
Sim, você pode administrar uma poção em uma criatura como uma Ação Bônus.
Se uma poção não duplica uma magia, ela exige Concentração?
O efeito de uma poção só exige Concentração se a descrição da poção indicar isso ou se duplicar uma magia que exige Concentração.
Quando devo usar a regra para pergaminhos do Livro do Mestre e quando devo usar a regra para Pergaminhos Mágicos?
A regra para pergaminhos se aplica a todos os tipos de pergaminho, incluindo um Pergaminho de Círculo da Proteção, e permite que você tente ativar uma magia se for alfabetizado. A regra para Pergaminhos Mágicos é detalhada para esse tipo de pergaminho e impõe um requisito adicional: a magia no pergaminho deve estar na lista de magias da sua classe para que você possa lê-lo.
Um Pergaminho Mágico pode ter diferentes nomes: Pergaminho Mágico, Pergaminho de X (onde X é o nome de uma magia) ou Pergaminho Mágico de X (onde X, novamente, é o nome de uma magia). Não importa como seu nome apareça, um Pergaminho Mágico segue a mesma regra.
Para que você atenda aos requisitos de um Pergaminho Mágico, a magia no pergaminho precisa estar em qualquer lista de magias usada por sua classe. Aqui estão dois exemplos. Se você for um Clérigo, a magia deve estar na lista de magias do Clérigo, e se você for um Guerreiro com a subclasse Cavaleiro Místico, a magia deve estar na lista de magias do Mago, porque essa é a lista de magias usada por essa subclasse.
Os bônus de CA de um Anel de Proteção e Braceletes de Defesa se acumulam?
Sim. Em geral, os bônus se acumulam, a menos que o texto diga explicitamente o contrário (como efeitos da mesma magia). Por exemplo, você não pode se beneficiar de mais de um Anel de Proteção, porque o texto diz não é possível se sintonizar com mais de uma cópia de um item ao mesmo tempo.
Meu Guerreiro ataca uma criatura com um Arco Longo mágico e flechas não mágicas. O ataque é mágico?
Sim. Ataques realizados por uma arma à Distância mágica são mágicos, mesmo que a munição não seja mágica.
Armas mágicas com a propriedade Arremesso (Azagaia e similares) retornam automaticamente ao seu dono após serem arremessadas?
Não. Se uma arma mágica retorna ao usuário após ser arremessada, a descrição dela deve indicar isso, como no Martelo Arremessável dos Anões.
Uma Esfera da Aniquilação pode entrar em um Pequeno Refúgio de Leomund?
Sim. A esfera destrói a cúpula.
É possível obter o bônus mágico de um Escudo +2 ao segurá-lo, sem executar uma ação para equipá-lo?
Não. Você deve equipar um Escudo para obter seus benefícios.
Outros Guias de D&D 2024
- Detectar Pensamentos em D&D 204: Uma Magia Subestimada
- Guia Completo de Deslocamento, Movimento e Imobilização
- Como Funciona Phantasmal Force (Força Espectral)
- Guia Completo de Foco Arcano e de Conjuração
- Como Interpretar um Paladino em D&D sem Ser Chato: Dicas e Exemplos
- Guia Completo para Bardo no D&D 2024