Um bloco de estatísticas apresenta as estatísticas de jogo de um monstro. Cada bloco de estatísticas inclui as seguintes informações apresentadas após o nome do monstro.
Tamanho. Um monstro pode ser Minúsculo, Pequeno, Médio, Grande, Enorme ou Colossal. Veja também “Tamanho”.
Tipo de Criatura. Esta descrição indica a família de seres à qual o monstro pertence, juntamente com quaisquer marcadores descritivos. Veja também “Tipo de Criatura”.
Alinhamento. Um alinhamento é sugerido para o monstro, com o Mestre determinando o alinhamento real. Veja também “Alinhamento”.
CA, Iniciativa e PV. Essas descrições fornecem a Classe de Armadura, a Iniciativa e os Pontos de Vida do monstro, conforme detalhado no capítulo 1. Em parênteses, após os Pontos de Vida, são apresentados os Dados de Vida do monstro, juntamente com a contribuição de sua Constituição, se houver, para os Pontos de Vida. Após o modificador de Iniciativa, segue-se um valor de Iniciativa. Algumas criaturas criadas por magia não possuem Dados de Vida nem informações sobre Iniciativa.
Deslocamento. Aqui é fornecido o Deslocamento do monstro, juntamente com qualquer deslocamento especial. Veja também “Deslocamento de Escalada”, “Deslocamento de Escavação”, “Deslocamento de Natação” e “Deslocamento de Voo”.
Valores de Atributo. Uma tabela fornece os valores de atributo do monstro, modificadores e modificadores de salvaguardas, todos detalhados no capítulo 1.
Perícias. Esta descrição lista as proficiências em perícias do monstro, se houver. Veja também o capítulo 1 (“Proficiência”).
Resistências e Vulnerabilidades. Essas descrições listam as Resistências e Vulnerabilidades do monstro, se houver. Veja também “Resistência” e “Vulnerabilidade”.
Imunidades. Esta seção lista as Imunidades a condições e danos do monstro, se houver. Veja também “Imunidade”.
Equipamento. Se o monstro possui algum equipamento que pode ser dado ou recuperado, ele é apresentado nesta descrição.
Sentidos. Esta descrição lista os sentidos especiais do monstro, como Percepção Passiva e sua Visão no Escuro. Veja também “Percepção Passiva”.
Idiomas. Esta descrição lista todos os idiomas que o monstro conhece.
ND. O Nível de Desafio resume a ameaça que um monstro representa, sendo detalhado no Livro dos Monstros. Os Pontos de Experiência que os personagens recebem ao derrotar um monstro, assim como seu Bônus de Proficiência, estão relacionados a esse nível. Algumas criaturas criadas por magia não possuem ND. Veja também “Nível de Desafio” e “Pontos de Experiência”.
Traços. Os traços do monstro, se existirem, são características que permanecem ativas o tempo todo ou em determinadas situações. Ações. O monstro pode executar essas ações, além das que estão detalhadas neste glossário. Veja também o capítulo 1 (“Ações”).
Ações Bônus. Se o monstro possui opções de Ações Bônus, elas são apresentadas nesta seção.
Reações. Se o monstro pode realizar Reações especiais, elas são listadas nesta seção.
Descrição de Ataque. A descrição do ataque de um monstro inicia identificando se este é corpo a corpo ou à distância e, em seguida, apresenta o bônus da jogada de ataque, seu alcance ou distância, e o que ocorre em caso de acerto. Um ataque é direcionado a um alvo, a menos que sua descrição indique o contrário.
Descrição de Efeito de Salvaguarda. Quando um efeito exige uma salvaguarda, a descrição do efeito inicia identificando o tipo de salvaguarda necessária e, em seguida, apresenta a CD da salvaguarda, uma descrição das criaturas que devem realizar a salvaguarda e o que ocorre em caso de falha ou sucesso na salvaguarda.
Descrição de Dano. Um bloco de estatísticas geralmente apresenta um número fixo e uma expressão de dado para cada ocorrência de dano. Por exemplo, um ataque pode causar 4 (1d4+2) pontos de dano em caso de acerto. O Mestre decide se utiliza o número fixo ou a expressão de dado entre parênteses; não se deve usar ambos.