Escolha uma magia de 5º círculo ou inferior que você possa conjurar, que tenha um tempo de conjuração de uma açãoe que possa ter você como alvo. Você conjura essa magia — chamada de magia contingente — como parte da conjuração de Contingência, gastando espaços de magia para ambas, mas a magia contingente não entra em efeito. Em vez disso, ela é ativada quando ocorre um determinado gatilho. Você descreve esse gatilho quando conjura as duas magias. Por exemplo, uma Contingênciaconjurada com Respirar na Água pode estipular que Respirar na Águaé ativada quando você é envolvido por água ou um líquido semelhante.
A magia contingente ativa-se imediatamente após o gatilho ocorrer pela primeira vez, quer você queira ou não, e então a Contingênciatermina.
A magia contingente tem efeito apenas em você, mesmo que normalmente possa ter como alvooutros. Você pode usar apenas uma magia Contingência por vez. Se você conjurar esta magia novamente, o efeito de outra magia Contingência em você encerra. Além disso, a Contingênciaencerra em você se o componente material da magia não estiver em sua pessoa.